Notícias Acompanhe todas as notícias da Gold Runners.

Durante a corrida devo respirar pelo nariz, boca ou os dois ?

 

É com grande orgulho que a Gold Runners apresenta seu primeiro artigo para o site. Afinal, a assessoria de corrida mais criativa da região não poderia contentar-se em apenas replicar matérias. Decidimos então compartilhar nosso ponto de vista pratico e teórico sobre assuntos de interesse comum. Sanar dúvidas e desmistificar crenças que podem prejudicar a performance os treinos e corridas. Para iniciar, iremos responder uma das perguntas mais frequentes durante os treinos: Como devemos respirar durante a corrida.

O termo Respiração é o ato de inalar (inspirar) e exalar (expirar) ar pela boca ou cavidades nasais. Em termos científicos o ato de respirar leva o nome de Ventilação Pulmonar, capacidade do organismo vivo de trocar oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente.

Um ponto interessante discutido por especialistas é a forma com que respiramos, utilizando a respiração torácica ou abdominal (pelo diafragma). Conforme observado, a maioria das pessoas realiza a respiração torácica por comodidade e agilidade, no entanto, nem sempre existem benefícios realizando esse tipo de respiração. Por sua vez, a inspiração diafragmática, “enchendo a barriga”, se torna mais benéfica, pois o vácuo existente entre o diafragma e os pulmões se enche de ar resultando numa boa oxigenação e realizando a expiração diafragmática “encolhendo a barriga”. Dessa forma será proporcionado o esvaziamento total dos pulmões, eliminando por completo os resíduos de dióxido de carbono.

Teoricamente a respiração ideal deve ser feita sempre pela cavidade nasal, pois quando inspiramos pelo nariz, o ar é umedecido, aquecido e filtrado, evitando que as impurezas cheguem ao organismo. No entanto em função do pequeno espaço para entrada de ar aos pulmões durante esforços que exijam um volume maior de oxigênio por ciclo de ventilação, essa técnica de respiração torna-se imprópria, pois durante o esforço da corrida, o organismo necessita de uma grande quantidade de oxigênio e apenas com a pequena quantidade de ar quer as narinas suportam inalar, a performance do corredor será prejudicada.

Outro ponto a ser considerado é que a frequência cardíaca. Esta é diretamente proporcional à frequência de ciclos respiratórios, ou seja, caso você realize várias inspirações e expirações e um curto espaço de tempo (Hiperventilação) sua frequência cardíaca também irá aumentar. Dito isto podemos entender que durante a atividade física o controle da respiração torna-se de fundamental importância para que o aumento da frequência cardíaca provocado pelo exercício sofra influência apenas pelo nível de condicionamento físico de cada individuo e não pela hiperventilação praticada de forma irregular.

Considerando os pontos apresentados, recomendamos como forma ideal de respiração, sempre iniciar suas atividades utilizando apenas a inspiração pelas narinas. Com o decorrer da atividade e a necessidade de seu corpo pelo suprimento de oxigênio, pode-se aumentar a inspiração por via oral, respeitando as necessidades do seu corpo. Tente sempre decifrar o que ele está tentando te dizer. Uma dica na prevenção da fadiga muscular é respirar profundamente, pois utilizamos mais os pulmões e desta forma permitimos a entrada de mais oxigênio. Sábios orientais afirmam que quando controlamos nossa respiração, aumentamos nossa energia vital e equilibramos a mente.

 

Referências:

 Academia Brasileira de Rinologia ;

 www.corraporprazer.com;

Revista Contra Relógio.


  • Compartilhe:


contato@goldrunners.com.br • (47) 8414-4802